quinta-feira, 31 de maio de 2018

CORPUS CHRISTI


                                                      Tapete da Paróquia Nossa Senhora do Carmo



FOTOS  DOS TAPETES DESTA QUINTA-FEIRA.
           (Feira de Santana-BA, 31 de Maio de 2018.)
Enfeitar ruas para procissões é tradição em diversos países católicos e forrar as ruas com folhas e flores também é comum em países da Península Ibérica e da América Central. Nas velhas cidades brasileiras, essa manifestação evoluiu para a confecção de tapetes de areia, flores e serragem, ilustrados com a iconografia de símbolos religiosos. Em Feira de Santana, os tapetes são tão criativos, minuciosos e delicados que é impossível não considerá-los sofisticadas obras de arte. Extremamente breves, passageiros, mas obras de arte.
Em Feira de Santana, foi observado que 90% dos jovens vêm ocupando o que era feito pelos mais antigos. Conversando com o pessoal que estava confeccionando os tapetes, informaram que chegaram nas primeiras horas da madrugada para confecção dos mesmos.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo[1]), generalizada em Portugal como Corpo de Deus é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda" onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
(...)Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Christi) 


Fraternalmente,

Valney Santos da Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário