quinta-feira, 13 de setembro de 2018

PALESTRA NA LOJA MAÇ. LUZ DO SERTÃO.





"Homem Vitruviano"
De Leonardo da Vinci.


Nesta Quarta-Feira, dia 12/09/18, no Templo da Loja Maç.´ Luz do Sertão, Rito Schroeder, sobre a Presidência do Ven.´. M´. Ir.´. Halaiton Soares Santana, foi realizada um palestra  como Tema : “Maçonaria Antiga no Mundo Moderno”, tendo como palestrante o Ir.´.M.´.M.´. Leonardo Cestari, membro da Loja Maç.´. Voltaire.
O Ir.´. Leo, como e chamado cariosamente, apresentou um tema de estudos que vem fazendo para o seu desenvolvimento e repassar para os  Irmãos inicialmente de Feira de Santana. Já foi  elaborado um questionário com cinco (5) perguntas, que será  entregues nas Lojas e vai explicar a sua finalidade. Que saber dos  Irmãos,  como anda a Maçonaria em termos de conhecimento e de estudo, na atualidade.
O Palestrante abordou o Tema a “Maçonaria Antiga no Mundo Moderno”, falando das grandes construções de Templos e Igrejas, onde os M.´.M.´. Pedreiros, faziam seu cálculos usando a matemática, a física, e geometria, fez esclarecimentos sobre  os temas da Teoria de Pitágoras.
 (O Teorema de Pitágoras é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo retângulo. Na geometria euclidiana, o teorema afirma que: “ Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos). E falou sobre o (Homem Vitruviano ) de Leonardo da Vinci. Onde ele colocou afigura de um Homem, com medidas perfeitas dentro de um Quadrado e dentro de um Circulo).
Vários Irmãos, fizeram  perguntas, a respeito  do tema. Em seguida o Ven.´.M.´. Ir.´. Halaiton Santana, solicitou ao Ir.´. Leonardo, para fazer a entrega de dois (2) Diplomas e Medalhas de M.´.Maçom aos Irmãos:Rafael Ferreira e Rogério Cunha.
Prosseguindo as homenagem, o Ven.´.M.´. fez, a entrega de um Certificado ao palestrante da noite, que foi bem aplaudido.
Nossos parabéns, ao Ven.´. Ir.´. Halailton Santana e Obreiros da Loja Maç.´. Luz do Sertão, pela bela palestra que tivemos e dos conhecimentos obtidos.
Fraternalmente,
Valney Santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário