domingo, 13 de novembro de 2022

VI ENCONTRO DO RITO BRASILEIRO

 



 Nos dias  11 e 12/11/2022, na   Cidade de Salvador –BA, foi realizando o VI Encontro  do Rito Brasileiro, que foi  organizado pelo GOB-BA e  pelas  Lojas Maçônicas: Castro Alves  e Acácia Litorânea de Lauro de Freitas-BA, sob a Coordenação dos Irmãos Orisvaldo Barbosa e do Grão M.´. Ir.´. Oscimar Torres.

Noite de homenagens e de celebração da história do Rito Brasileiro nos 200 anos do GOB.

A mesa  diretora foi composta  por vários autoridades Maçônicas, (GOB -GOBA/COMAB, ficando a presidência dos trabalhos pelo  Grãos Mestre Estadual Ir.´. Oscimar Torres e do  Primas do Rito Brasileiro Ir.´. Nei Inocêncio.

No decorre do  Evento foram homenageado o Soberano Primas  do Rito Irmão Nei Inocêncio e o Ir.´. Grão Mestre Estadual  Ir,.;´. Oscimar Torres.

O Sapientíssimo Irmão Silvo Duarte de 98 anos, foi homenageado com a Comenda e Diploma D. Pedro I GOB  e a Comenda  Ruy Barbosa  GOB-BA, que ficou a cargo do nosso Ir.´. Osmar Torres.

O Palestrante da noite foi o nosso Ir.´.  César Dourado  com o tema; “O Rito Brasileiro nos 200 Anos de Fundação do Grande Oriente do Brasil.”

Nossos parabéns, ao Eminente Irmão pela  bela palestra  e uma explicação nota 10. Parabéns.

O Nosso  Grão Mestre  Estadual  fez a entrega  do Certificando de  Palestrante  e um  troféu  com a logomarca do evento ao palestrante.

Em seguindo depois das  homenagens  e  agradecimento essa  etapa foi encerrada   com a entrega  de flores as cunhadas presentes.   Foi  servido um belo e gosto jantar no salão de eventos do Hotel  Fiesta, onde foi realizando  esse encontro.

DIA 12/11/22 NO SALÃO NOBRE DO GOB-BA.

Nesta  data na Sede do GOB-BA, foi realizando o encontro dos Irmãos Maçons, para assistir duas   palestras dos Irmãos; Júlio César  (Julinho) com o tema a “Liturgia e Ritualística”  e do Irmão  Julio Coelho Braga com o tema “Conhecendo e Praticando os Altos Graus do Rito Brasileiro”.  Tivemos duas Belas palestre e com grande aproveitamento. Foi realizado  a tradicional Pinga-Fogo. No encerramento os dois Irmãos foram Homenageados com Diplomas de Palestre e um troféu com a logomarca do Rito.

O Próximo  encontro do VII Encontro do Rito Brasileiro, ficou aprovado para a Cidade de Itamaraju no Extremo Sul da Bahia, sob a responsabilidade da  Loja Maç.´. Deus,  Caridade e Justiça. Data a ser  defina pelos organizados.

SESSÃO MAGNA DE INVETIDURA DO G-33

No templo Nobre do GOB-BA, foi realizando Sessão de Investidura do G-33 sob a presidência do Primas do Rito Brasileiro  Ir.´. Nei  Inocêncio.

Na solenidade foi feito o reconhecimento a três 03 Irmãos no G-33 do Rito Brasileiro.  Esse Irmãos era portador  do   G-33 de outros Ritos (Lojas do GOB e GLEB). Foi feita entregue  dos paramentos do G-33 ao Ir.´. Eviládio  Teixeira.

Colaram ao  G-33 do Rito Brasileiros,  oitos (8) Irmãos das Lojas: Vigilância e Justiça, Acácia Litorânea Joaquim Nabuco, Conde de Linhares e Cavaleiro de Aço- Or.´. de  Feira- BA.

Os Irmãos que colaram o G-33, seus Diplomas Comandas e paramentos, que  foram entregue pelos seus padrinhos. O Nosso Ir.´. Paulo Roberto  Santos Souza faz parte do Colendo Alto Colégio Adalberto Dantas Lopes –Feira- BA, que foi recepcionado pelo nosso Ir.´. Hipólito Peixinho da Silva, Del. da 3ª Região.

A Investidura no Grau 33, fecham com Chave de Ouro o VI Encontro Estadual do Rito Brasileiro no Vales de Salvador- BA.

Nossos Parabéns aos Organizadores, e aos participantes da Bahia de outros Estados, a comitiva do Sup. Conclave,  e todos que diretamente ou indiretamente contribuirão para esse GRANDE EVENTO.

 

Fraternalmente,

 

Valney Santos da Silva.

Dia 11/11/2022






Dia 12/11/2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário